Sempre com açúcar. Pelo menos esse é o padrão de sucos e doces preparados fora de casa. E o motivo para isso é que a maioria dos brasileiros gostam muito desse ingrediente. Porém, o que pouco dizem é que esse doce aumenta o risco para vários problemas de saúde. Por isso, buscar como diminuir o consumo de açúcar na sua rotina, é necessário.
Segundo um estudo do Ministério da Saúde, o brasileiro consome cerca de 80g de açúcar por dia. Isso vai bem acima da média recomendada pela Organização Mundial da Saúde, que é de apenas 26g/dia. Tanto excesso traz consequências diretas na saúde. Diabetes, hipertensão e problemas de circulação sanguínea são algumas das 26 doenças associadas ao consumo exagerado do ingrediente.
Para ficar longe dos problemas causados pelo consumo excessivo desse alimento, o Sempre Bem traz neste post, 10 ótimas dicas de como diminuir o consumo de açúcar. Tudo para entregar a melhor qualidade de vida e bem-estar diários. Confira!
Confira 10 dicas rápidas de como diminuir o consumo de açúcar
O açúcar, além de aumentar o risco para diabetes, faz engordar. Portanto, em cada dica, pense que exagerar no docinho é bastante prejudicial.
1. Diminua o açúcar aos poucos
Não é fácil se livrar de algo que se sente prazer. E quando essa sensação está ligada ao consumo de açúcar, é complicado. O motivo é que o doce causa um alívio quando é ingerido. Basta pensar em como você se sente depois de comer chocolate.
Portanto, um jeito de diminuir o consumo de açúcar sem sofrer, é fazê-lo aos poucos. Se usar três colheres para adoçar o seu café, passe a usar duas e mantenha esse hábito por algum tempo, até diminuir para uma.
Aplicar essa mesma dica para todos os pratos e bebidas em que usa açúcar ajuda muito a manter uma saúde plena.
2. Tenha atenção às bebidas
Boa parte das bebidas prontas é carregada em açúcares e outras substâncias que as deixam hiperdoces. Os refrigerantes são um exemplo clássico, pois, em apenas um copo tem 21g de açúcar. É muito para tão pouco.
Portanto, se for difícil resistir a bebidas prontas, adquira as de tipo diet. Mesmo com baixa qualidade nutricional, elas têm taxas menores de açúcar, o que é ótimo para a sua saúde.
Já para as bebidas preparadas em casa, como sucos de polpa e outros, modere o uso do açúcar. Isso vai garantir que, além de ter uma bebida mais saudável, o verdadeiro sabor da fruta apareça.
3. Coma mais frutas
As frutas são doces por natureza. E o motivo é que elas concentram seu próprio açúcar, que se chama frutose. Mas, cuidado, pois em excesso ele também aumenta o risco para a diabetes tipo 2.
Porém, entre um doce feito com açúcar industrializado e uma fruta, o fruto deve ser colocado como primeira opção. E o motivo é que muito além de ter um açúcar natural e mais saudável, a fruta contém nutrientes que são muito benéficos à saúde.
4. Modere o uso de adoçantes
Isso vale para quem convive com a diabetes e para quem está tentando várias formas de diminuir o consumo de açúcar. A razão para reduzir o uso de adoçantes é que eles entregam um sabor parecido com o do açúcar convencional. E isso não muda o seu paladar.
Portanto, usar adoçantes deve ser como colocar açúcar em doces e outros alimentos: com moderação. Na dúvida, escolha produtos mais saudáveis, como o Xilitol e a Stevia.
5. Controle o consumo de açúcares saudáveis
Apesar de existirem alguns tipos de açúcares menos processados, os efeitos do excesso de consumo deles são os mesmos que os do açúcar cristal — branco refinado. A exemplo dos tipos demerara, mascavo e o demerara orgânico.
Portanto, nesse sentido, mesmo que a sua ideia seja trocar o açúcar branco por algum dos açúcares saudáveis, é preciso reduzir o consumo.
6. Leia os rótulos dos alimentos
Um hábito que deve ser feito com frequência é ler os rótulos dos alimentos antes de comprá-los. E são vários os motivos que fazem isso ser bem importante na sua redução do consumo de açúcar.
Uma das razões é que diversos produtos que se dizem saudáveis na frente da embalagem, na verdade mostram o contrário em seu verso.
Açúcares, gordurastotais, gorduras insaturadas e outros aditivos que vários alimentos têm, são prejudiciais para a saúde. E saber a sua quantidade além de quais são as substâncias que cada produto concentra, é fundamental para evitar consumir algo muito açucarado.
7. Evite os alimentos processados e ultraprocessados
Para que um alimento produzido em fábricas consiga ter um grande prazo de validade e sabor atrativo, muitos químicos são adicionados a ele. E o açúcar é um dos principais deles — sempre colocado em excesso.
Por isso, evitar consumir alimentos prontos como bolachas salgadas e doces, congelados como empanados de carne ou frango, cremes de queijos, entre outros, deve ser um hábito.
Além de prevenir as consequências do excesso de consumo de açúcar, essa mudança alimentar também promove a diminuição do sal na dieta.
8. Coma frutas como sobremesas
As sobremesas são muito tentadoras a ponto de algumas pessoas as quererem antes do prato principal. Portanto, para ficar longe de comer mais açúcar do que é saudável dentro de um limite diário, troque bolos, tortas, mousses e outras guloseimas, por um ou dois pedaços de frutas.
Algumas frutas como o mamão e o abacaxi colaboram para a digestão e são bastante doces. Sem contar que têm nutrientes e fibras que ajudam na saúde do organismo de forma geral.