Atividades físicas para as crianças, como escolher?

Atividades físicas para as crianças, como escolher?

O seu filho pratica alguma atividade física? Bom, se ele não é muito fã de se exercitar, talvez na disputa “Vídeo game x Jogar bola” ele seja mais do time dos eletrônicos… Certo? Então calma! Vamos dar um jeito nisso e colocar muito mais energia para rolar nessa corrente sanguínea.

Sobre uma curiosidade, você sabia que a educação física, além de fazer muito bem para saúde do seu filho é um hábito que também vai ajudá-lo nos estudos. Isso é o que mostra a pesquisa feita pela Universidade de Illinois, nos EUA, com crianças da faixa dos nove anos de idade, que se saíram melhor em testes de matemática e escrita em comparação com os coleguinhas que não se exercitam.


“As aulas de Educação Física na escola são fundamentais para que a criança desenvolva sua coordenação motora, que contribuirá para a alfabetização, assim como para seu desenvolvimento cognitivo e social”, explica Jorge, presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).

Pois é, as vantagens são inúmeras mesmo, mas muitas vezes, falta tempo, dinheiro ou não sabemos qual será a melhor escolha para os pequenos, vejamos as opções:

Parquinho

A atividade, tanto para psicólogos quanto para profissionais de educação física, é tida como fundamental para crianças antes da idade escolar, entre 2 e 7 anos. Brincar com seus filhos no escorregador, gira-gira, tanque de areia, balanço e gangorra são ótimas chances de incentivar o gosto pelas atividades físicas e ao ar livre nos pequenos. Veja aqui mais exemplos de atividades ao ar livre.

Pular corda

Depois dos 7 anos de idade, atividades que desenvolvam a coordenação motora e a identificação de ritmo e tempo nas brincadeiras é importante – e pular corda é uma ótima opção, pois as crianças aprendem a se equilibrar revezando os pés, além de aprender a fazer os movimentos básicos de agachar e girar. Como é uma atividade que pode ser feita em conjunto, os pais também podem entrar na brincadeira e se exercitar também.

Balé

A atividade preferida das meninas trabalha, além dos músculos do corpo todo, flexibilidade, disciplina, musicalidade e ritmo. Tanto a vertente clássica quanto a moderna contam com diversas modalidades para diferentes faixas etárias, começando aos 7 anos de idade.

Atletismo

O esporte entra no currículo de várias escolas de ensino fundamental e médio do Brasil, e envolve vários movimentos como correr, saltar e arremessar, atividades que são ótimas para desenvolver força, flexibilidade e resistência. A categoria pré-mirim começa com 12 anos de idade, e as distâncias das corridas, assim como os pesos dos arremessos são adaptados à idade das crianças.

Ginástica olímpica

“É uma atividade fantástica para as crianças, pois é divertida e ao mesmo tempo trabalha disciplina e força”, diz Jorge Steinhilber. E não é uma delícia ficar pulando na cama elástica, plantar bananeira e piruetas no ar? Crianças a partir dos 4 anos de idade já podem começar a se aventurar no esporte.

Futebol

O esporte é um dos preferidos dos meninos e meninas de todo o Brasil, de qualquer classe social. Nas escolinhas de futebol, as crianças aprendem como se deslocar no espaço e trabalhar em equipe, além de desenvolver resistência e coordenação motora.

Karatê

A arte marcial, além de trabalhar força e coordenação motora, é muito boa para reforçar a disciplina e o respeito às regras sociais nas crianças, que podem começar na atividade a partir do 4 anos de idade.

Natação

O esporte aquático é ótimo para melhorar a respiração de crianças e adolescentes, o equilíbrio, a força, a coordenação motora, a velocidade, além de desenvolver habilidades psicomotoras. Além de ser um dos esportes mais completos, você pode colocar seu filho na natação a partir dos 6 meses de idade.

Bicicleta

Pedalar é um ótimo exercício e pode ser feito com a família toda envolvida. A partir dos 3 anos, a criança já pode começar a se aventurar num modelo com rodinhas, e depois, ir aprendendo a se equilibrar sem a ajuda delas. A atividade trabalha a capacidade cardiovascular, além de força e resistência.

E ai melhorou com todas essas opções?Lembre-se, as vezes não precisa ser grandes ações, pequenos momentos durante a semana já ajuda seu filho a sair do sedentarismo. Além disso, o acompanhamento do pediatra é importante para ter essa saúde por completo, click no link abaixo:

contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *