Enxaqueca crônica, como tratar e ter maior qualidade de vida

Enxaqueca crônica, como tratar e ter maior qualidade de vida

Enxaqueca é uma doença crônica do cérebro, de origem genética e extremamente incapacitante, seja pela dor ou pelos sintomas associados a ela. A patologia pode ser grave, ocasionando sofrimento, prejuízos na qualidade de vida e faltas ao trabalho. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, 70% das mulheres e 50% dos homens apresentam pelo menos um episódio de dor de cabeça por mês.

enxaqueca, um tipo de cefaleia, ocorre em  20% das mulheres, 6% dos homens e 4 a 8% das crianças.São 15% da população brasileira, ou seja, 30 milhões de brasileiros com enxaqueca!

Características e sintomas

Dor que ocorre só de um lado da cabeça, com intensidade moderada a intensa, normalmente pulsante, que dura entre quatro e 72 horas, e costuma vir com outros sintomas, como náusea, vômito, tontura, sensibilidade à luz e ao barulho. Esses são os pontos a serem avaliados.

Trata-se de uma alteração dos neurônios que se propaga, se espalha pelo córtex e leva a alterações na vasculatura, que acarretam a hipersensibilidade do cérebro e, enfim, a dor.

O Que é enxaqueca com aura

10 a 15% das pessoas que têm enxaqueca apresentam enxaqueca com aura. São sintomas neurológicos resultantes de alterações transitórias da função cortical ou do tronco encefálico.

A aura da enxaqueca se caracteriza por distúrbios sensoriais e/ou motores. Os distúrbios sensoriais mais comuns são:

  • Alterações da visão, como cegueira parcial, turvação visual e visão de pontos luminosos.
  • Formigamentos nos braços, língua, boca.

Os distúrbios motores mais comuns são:

  • Paralisia parcial dos membros.
  • Dificuldade para falar.

Normalmente, a aura ocorre antes da dor de cabeça, durando 15 a 60 minutos.

Descubra os gatilhos que provocam enxaqueca

Na enxaqueca há uma predisposição genética ao problema. Por outro lado, sabe-se que diversos fatores atuam como gatilhos, desencadeando a dor.

  • Certos alimentos, como leite, chocolate, vinho, gordura saturada, enlatados, queijos amarelos, excesso de cafeína, podem provocar uma crise de enxaqueca.
  • A insônia, cansaço e jejum prolongado também podem iniciar uma crise.
  • As mulheres podem apresentar mais dores no período menstrual.
  • Estresse, ansiedade e depressão são grandes vilões!

Possíveis tratamentos para a enxaqueca

Só quem tem enxaqueca sabe a dificuldade de conviver com essa dor que não parece ter fim, a enxaqueca (mesmo que não frequente) atrapalha a rotina e qualidade de vida, porém muitos desses sintomas podem ser problemas sérios, por isso não se conforme com a dor, sempre busque um especialista que possa te apoiar e procurar as possíveis causas.

contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *