São nove meses de expectativas durante a gestação, são vários exames durante o pré-natal, saber se o parto será cesárea ou parto normal? Se o bebe nasceu bem, sem nenhum problema de saúde, entre outros…E quando finalmente ele nasce, novas preocupações vêm junto, por isso a importância de fazer todos os exames no pós-parto e no primeiro mês.
Exames Obrigatórios
Realmente é de doer o coração, imaginar e ver aquele pequeno bebezinho já passar por procedimentos com agulhas, mas realmente é indispensável. Os exames em recém-nascidos após o parto obrigatório são:
- Teste do pezinho
- Tipagem sanguínea
- Teste da orelhinha
- Teste do olhinho
- Teste do coração
- Teste do quadril
Cada vez mais amplos e detalhados, os exames em recém-nascidos após o parto conseguem diagnosticar precocemente doenças que demorariam meses ou talvez anos para apresentar sintomas, porém que já comprometem a saúde do bebê logo nos primeiros meses de vida.
1- Teste do pesinho
O que diagnostica: fenilcetonúria (deficiência no metabolismo de determinada proteína que pode levar ao retardo mental), hipotireoidismo congênito (deficiência na produção de hormônios da tireoide que pode afetar o desenvolvimento da criança ou levar ao retardo mental), fibrose cística (doença hereditária que pode gerar acúmulo de muco nos pulmões e no pâncreas, podendo levar à morte), hemoglobinopatias (doenças de sangue, como a anemia falciforme).
Quando deve ser feito: 48 horas após o nascimento
Como é feito: por meio da coleta de sangue do calcanhar (pela praticidade) ou da veia do bebê. Ele precisa ter sido amamentado antes do exame, pois o leite materno deixa problemas metabólicos do organismo mais evidentes.
2- Tipagem sanguínea
O que diagnostica: tipo sanguíneo para o caso de emergências médicas
Quando deve ser feito: 48 horas após o nascimento
3- Teste da orelhinha
O que diagnostica: surdez
Quando deve ser feito: ainda na maternidade
Como é feito: o pediatra coloca um aparelho similar a um fone de ouvido na criança ligado a um equipamento que produz estímulos inaudíveis que identificam traços de surdez.
4- Teste do olhinho
O que diagnostica: alterações oculares, como a catarata, que podem levar à cegueira
Quando deve ser feito: na primeira semana de vida
Como é feito: um feixe de luz é direcionado nos olhos da criança. Se eles forem saudáveis, emitirão uma cor avermelhada e contínua.
5- Teste do coração
O que diagnostica: doenças cardíacas, como defeitos nas válvulas do coração
Quando deve ser feito: ainda na maternidade
Como é feito: um aparelho de pressão chamado oxímetro é colocado em dois membros do bebê para avaliar a oxigenação do sangue. Se o equipamento apontar diferença entre um e outro, a criança pode ter algum problema cardíaco e, assim, outros exames são solicitados
Disponibilidade: não é obrigatório, mas deve ser solicitado.
6- Teste do Quadril
O que diagnostica: problemas no quadril, como encurtamento do membro e osteartrose precoce, que destrói a cartilagem que reveste o osso
Quando deve ser feito: ainda na maternidade
Como é feito: o pediatra movimenta as pernas e o quadril do bebê com técnicas da chamada Manobra Ortolani. Se perceber algum problema, solicita outros exames
Disponibilidade: não é obrigatório, mas deve ser solicitado.
Aqui no Eai Dr, temos pediatras que podem te auxiliar nessa jornada cheia de dúvidas, conte conosco!