Mamografia é um exame importantíssimo para a saúde da mulher, porem muitas mulheres têm a dúvida sobre qual momento ou idade ideal para se fazer o exame de mama.A mamografia é um exame simples, não invasivo que captura imagens em alta resolução do seio feminino com o mamógrafo.
Existe essa dúvida sobre o momento ideal para fazer tal exame, é porque o índice de câncer de mama se dá após os quarenta anos de idade, porém, vamos falar mais a frente se realmente existe essa regra e como avaliar cada caso.
O parelho e o exame de mamografia
Esse é um aparelho que usa a mesma radiação do raio-x tradicional, mas os feixes são projetados levando em conta a anatomia das mamas, ele detecta tumores malignos na mama. Entretanto, sozinho, o exame dificilmente bate o martelo, o exame de toque e avaliação médica são extremamente importantes nesses momentos, ou ainda o médico pode pedir uma biópsia para confirmar eventuais suspeitas ou outros exames de imagem (mais caros e específicos) também podem entrar em jogo.
Como é feito: o mamógrafo é composto de duas placas que se encontram e pressionam o seio por poucos segundos para fazer as imagens, que saem registradas em uma chapa. O resultado fica parecido com o do raio X, porem com o seio em foco.
Preparo para o exame: não existe nenhum preparo especifico para o exame, apenas não ir de vestido, pois será necessário despir a parte superior.
Dor na realização do exame: mamografia é um exame muito rápido, pode provocar em algumas mulheres, dependendo da sensibilidade individual, dor que é tolerável, e o desconforto provocado pelo exame é breve.
Dicas para realizar o exame:
- Agende seus exames quando suas mamas estiverem menos sensíveis, ou seja, não marque a mamografia antes da menstruação.
- Tome um analgésico antes do exame para aliviar a dor.
- Deixe que a técnica em mamografia saiba que você pode estar sensível. Ela poderá ser capaz de tornar o exame menos doloroso e incômodo.
O resultado da mamografia: o mastologista, médico que cuida das glândulas mamárias, usa uma escala chamada BI-RADS para interpretar os achados nas imagens. São sete categorias, que vão de normal a tumor maligno ou benigno. O laudo pode vir ainda como inconclusivo, quando é preciso realizar novas investigações.
Existe idade ideal para se fazer a mamografia?
Esse é o ponto mais polêmico da mamografia, cada especialista tem uma opinião ,por isso vamos buscar informações nos institutos, temos as seguintes orientações:
- Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) fala-se que a mulher a partir dos 40 anos deve fazer anualmente o exame de mama.
- O instituto nacional do câncer (Inca), recomenda o rastreamento somente entre os 50 e os 69 anos, com mamografias a cada dois anos caso não haja nenhuma alteração.
Entretanto o que realmente deve ser considerado é histórico genético, a frequência do exame de toque e por fim, a idade. Após a realização do exame, existe também um alerta para o risco de sobrediagnóstico e resultados falso-positivo (quando o teste acusa uma alteração que não existe), quando isso acontece é importante, fazer outros exames para não acontecer, alardes. cirurgias e tratamentos desnecessários.
Sobre os pontos do câncer de mama
O câncer de mama é o tipo mais frequente de câncer em mulheres a partir dos 55 anos de idade, mas, também pode acometer mulheres jovens. Se o câncer de mama acomete sua família, você tem maior risco de ter a doença, principalmente se sua mãe ou irmã já tiveram. Mas, a maioria das mulheres que tem câncer de mama (85%) não tem histórico familiar da doença. Portanto, faça o rastreamento mamográfico de qualquer maneira.
Se você deixa de fazer o exame, por medo ou algo do tipo, sabe-se que cerca de 80% dos nódulos encontrados nas mamas tendem a ser benignos. A mamografia também não altera nada, apenas mostra com precisão o que já está lá. Se com a mamografia é encontrada alguma alteração o importante é fazer o diagnóstico e o tratamento em caso necessário para evitar futuras complicações.
Claro que esse conteúdo é enorme e com certeza você têm dúvidas, pois cada caso deve ser observado de uma forma, por isso o importante é estar em dia com suas consultas ao ginecologista, ela irá avaliar qual a importância da frequência do seu exame de mama. Consulte abaixo um especialista: