Alimentação infantil: 6 dicas para você melhorar as refeições dos pequenos
Cuidar da nossa alimentação no dia a dia já é complicado, melhorar a alimentação infantil então é quase uma missão impossível. Essa tarefa não é difícil apenas para você não se preocupe, melhorar as refeições dos pequenos é um desafio de todas as famílias.
Isso têm acontecido porque estamos cada vez mais consumindo comidas prontas ou consumindo muito de delivery e fazendo poucas refeições em casa. O motivo é estamos cada dia com menos tempo, trabalhando mais, ficando mais tempo no transito e menos tempo em casa. Não se culpe, milhares de famílias estão passando pela mesma situação.
Alimentação saudável de forma pratica é possível?
SIM acredite! Para melhorar as refeições da sua família e das crianças não é preciso fazer receitas elaboradas, o básico já funciona muito bem. O que a maioria das mães não entende é que a educação alimentar quando iniciada desde o começo da vida alimentar da criança, provavelmente a mesma não fará objeções por verduras e vegetais por exemplo, porque se tornou comum para ela, entretanto se você não tinha o hábito de consumir esses produtos e de repente você quer que seu filho goste de brócolis, então com certeza você terá dificuldades de incluir esses alimentos na rotina do seu filho. Mas não é uma missão impossível, na verdade é necessário. Então vamos as dicas para você que não conseguiu ainda incluir bons alimentos na vida do seu filho, mas com certeza teve seus motivos e não estamos aqui para te julgar, mas sim para te dar apoio e conseguir melhorar a qualidade de vida do seu filho
Anote algumas dicas para te ajudar a economizar tempo e melhorar a sua rotina:
- Escolha um dia que você irá programar a sua rotina da semana, vá ao mercado já pensando no cardápio diário daquela semana. Escolha comprar frutas e verduras que durem mais tempo na geladeira por exemplo, como abobora moranga, mandioca, batata doce, chuchu e se quiser algum tipo de verdura, prefira a alface americana ou repolho que têm maior durabilidade. Já para frutas sugerimos a maça, abacaxi, manga, e outras que você possa congelar e fazer sucos.
- Quando comprar carnes, já congele as porções para cada refeição (exemplo se você compra 1 Kg de carne, já separe pequenas porções em sacos próprios para congelar)
- No dia da semana que você separou para perder ao menos duas horas cozinhando, cozinhe todos os legumes e já deixe prontos, coloque em potes e congele. Além dos legumes você pode congelar leguminosas grãos como feijão, lentilha e outros já prontos. E até mesmo um arroz ou macarrão (integral ou não), você pode congelar e quando forem comer aquecer em banho maria ou usar o bom amigo micro-ondas.
- Faça receitas que são saudáveis, porém diferentes do arroz e feijão de todo dia, como por exemplo uma torta de legumes, um macarrão alho e óleo com brócolis, suflê de espinafre e outros. Essas são receitas super fáceis, com produtos que com certeza você tem em casa.
Essas foram dicas para você se organizar, agora vamos as dicas para conseguir incluir essa nova alimentação para seu filho:
- Dê o exemplo!!você toma coca cola, mas quer que seu filho beba suco? Ele nunca irá – aceitas, com certeza ele vai querer o refrigerante. Se você não gosta de algumas verduras ou frutas, então procure por outras, novas receitas e forma de preparo. Às vezes você não gosta de mandioca salsa refogada, mas se você fatiar e colocar no forno, com certeza o sabor muda!
- Seja mais lúdico. Compare os super-heróis e como eles precisam se alimentar para serem fortes e saudáveis
- Inclua a criança no preparo, peça ajuda para mexer a panela, picar legumes, ir comprar com você e conhecer os nomes dos produtos. Mostre como é gostoso preparar e fazer as refeições.
- Crie recompensas, dê aquela sobremesa, um passeio, uma brincadeira, algo que ele mereça depois das refeições. Mas cumpra a sua promessa, caso contrato estará tudo por água abaixo.
- Crie pratos bonitos e infantis, desenhe, criei figuras, seja criativo na montagem.
- Faça refeições proporcionais ao peso e estrutura do seu filho, para isso você precisa ir ao pediatra, avaliar como está a imunidade, a saúde e o peso, para entender qual a quantidade que ele realmente precisa consumir de nutrientes e proteínas diárias.
Para essa ação, nós podemos te ajudar! Aqui na Eai Dr. Temos pediatras e nutricionistas postos a te auxiliar nessa empreitada de melhorar a refeição das crianças. Aproveite a quarentena para mudar seus hábitos, conviver mais com seus pequenos e cuidar da saúde.
Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato e agende uma consulta no link abaixo: