Diferenças entre Dieta X Educação alimentar

Diferenças entre Dieta X Educação alimentar

Início de ano todo mundo faz promessas sobre peso ou mudanças alimentares, prometemos entrar para a dieta e eliminar aqueles quilos que incomodam.  

Mas porque o objetivo final é o emagrecimento e não a saúde?

Melhorar a saúde deveria ser o objetivo principal, o emagrecimento será uma consequência de um bom plano alimentar, juntamente com a pratica e exercícios frequentes.

Segundo uma pesquisa do ministério da saúde em julho de 2019, nos últimos treze anos o número de obesos cresceu 67,8%. E as mulheres passaram essa média, sendo 20% mulheres contra 18,7% em homens.

Entretanto cada vez mais, a população vem buscando práticas e comidas mais saudáveis, então porque ainda cresce o número de obesos?

A questão é justamente a forma de se alimentar, buscando receitas que trazem resultados imediatos ou até mesmo emagrecimento em semanas, causando o efeito sanfona.

DIETA

Quando você leu essa palavra “dieta” o que pensou? “Tristeza”, “ser privado de comer bem”, “abstinência”, “preço caro” e outras afirmações negativas sobre emagrecer?

É muito natural você pensar assim, pois você ainda não conseguiu ver o real valor em fazer dieta. Dieta deve ser algo temporário ou emergencial e com certeza com acompanhamento médico.

Apenas com a ajuda de quem realmente entende do assunto é possível estabelecer um método que se adeque ao seu organismo e aos seus objetivos. Além disso, as “dietas milagrosas” têm efeito limitado: o peso que se perde em um curto espaço de tempo é rapidamente recuperado. Isso acontece porque, assim que percebe resultados visíveis, a pessoa interrompe o processo, voltando à rotina normal.

Educação Alimentar

A diferença é tirar o foco na quantidade de alimentos ingeridos no dia e avaliar a quantidade de calorias que você precisa ingerir versus quantas calorias você queima. Pensando na qualidade do alimento, a quantidade de nutrientes, proteínas, vitaminas e minerais.

Na reeducação alimentar é necessário reduzir a ingestão de gorduras, alimentos industrializados, carboidratos em excesso, açucares e sais.

Comparações

Não estamos aqui falando que dieta não é bom e o certo seria apenas a educação alimentar, é preciso mudar sua mentalidade, hábitos e costumes, aprender a se reeducar e juntamente com um profissional usar de dietas especificas para seu objetivo.

Aqui na Eai Dr. contamos com atendimento exclusivo e de alta qualidade, pensando na sua melhor qualidade de vida, trazendo um ganho na saúde e consequentemente no seu emagrecimento.

Consulte os valores e agende a sua avaliação pelo whatsapp

Click aqui e agende uma nutricionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *