A vacina da gripe confere proteção contra infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza e é a forma mais eficaz de evitar as formas graves da doença.
A gripe é uma infecção viral comum que pode ser fatal, principalmente para grupos de alto risco, como crianças, idosos, gestantes e pessoas portadoras de doenças crônicas. Atualmente, no Brasil, existem dois tipos de vacina, a trivalente, disponível nas Unidades Básicas de Saúde e a tetravalente, disponível nos serviços privados.
O QUE É A VACINA DA GRIPE?
A vacina é uma excelente aliada na prevenção das infecções causadas pelo vírus da gripe (Influenza) e foi desenvolvida em 1930. Os vírus da gripe se alteram continuamente e, por isso, a vacina deve ser reformulada constantemente. Conheça um pouco mais sobre o vírus Influenza, indicações, doses necessárias e contraindicações do imunizante:
VÍRUS INFLUENZA
O vírus Influenza é o causador da gripe, doença que ataca o sistema respiratório. Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa correm alto risco de desenvolver a forma grave da doença, como a pneumonia.
COMPOSIÇÃO DA VACINA
A vacina Influenza é inativada e não causa a doença. Sua composição muda todos os anos, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde.
DOSES
Para crianças de 6 meses a 9 anos, recomendam-se duas doses na primovacinação (primeira vez que forem vacinadas), respeitando o intervalo de um mês entre elas. Após isso, deve ser feita uma revacinação anual com apenas uma dose.
Já para crianças com mais de 9 anos, adolescentes, adultos e idosos, a recomendação é apenas uma dose anual.
REAÇÕES ADVERSAS
É uma vacina pouco reatogênica. A maioria das pessoas vacinadas relatam apenas dor e vermelhidão no local da aplicação.
INDICAÇÕES
A vacina contra a gripe é extremamente segura e eficaz. Recomenda-se que todas as pessoas com mais de seis meses de vida tomem a vacina.
CONTRAINDICAÇÕES
O imunizante só é contraindicado para pessoas que apresentaram alergia grave a algum componente da vacina ou em dose anterior.
QUAIS SÃO AS VACINAS DA GRIPE DISPONÍVEIS?
Há duas vacinas disponíveis que conferem proteção contra a gripe que são:
- Vacina trivalente: é composta pelos 3 tipos de vírus mais representativos em circulação (dois subtipos de vírus influenza A e um subtipo do vírus influenza B).
- Vacina quadrivalente: as vacinas quadrivalentes são compostas por um segundo subtipo do vírus influenza B, além dos vírus das vacinas trivalentes, e espera-se que forneçam uma proteção mais ampla contra infecções pelo vírus influenza B.
QUEM DEVE RECEBER A VACINA CONTRA A GRIPE EM 2021?
A vacina é recomendada para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, principalmente para aqueles que possuem maior risco de contrair doenças respiratórias.
Durante a pandemia do Coronavírus, é de extrema importância que todas as pessoas se imunizem contra a gripe e evitem a doença.
GRÁVIDA PODE TOMAR A VACINA DA GRIPE?
Sim. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas com maior risco de doenças graves ou complicações quando infectadas são: mulheres grávidas, crianças com menos de 59 meses, idosos, indivíduos com doenças crônicas (cardíacas, pulmonares, renais, metabólicas, neurológicas, hepáticas ou hematológicas) e indivíduos com condições imunossupressoras (como HIV / AIDS, recebendo quimioterapia ou esteroides, ou malignidade).
QUANTO TEMPO PRECISO ESPERAR PARA TOMAR A VACINA DA GRIPE DEPOIS DE TOMAR A VACINA CONTRA A COVID-19?
Recomenda-se o período de 14 dias antes e após as doses da vacina COVID-19 para se imunizar contra a gripe.
QUEM TOMA VACINA DA GRIPE PODE FICAR RESFRIADO?
Sim. Nenhuma vacina possui 100% de eficácia, por isso é importante sempre manter outras medidas de proteção. O distanciamento social, o uso de máscaras, a lavagem frequente das mãos e a limpeza das mãos com álcool em gel, reduzem a transmissão do Coronavírus e também do vírus influenza, principalmente durante a temporada de frio.
QUEM TEM ALERGIA A OVO PODE TOMAR VACINA DA GRIPE?
Sim, baseado nas evidências científicas atuais, o Departamento de Alergia Alimentar da ASBAI, pacientes alérgicos a ovo, de qualquer gravidade, podem receber a vacina da gripe a partir do sexto mês de vida.
QUANTO TEMPO DURA A VACINA DA GRIPE?
Por ser uma vacinação que muda constantemente, ela é capaz de conferir proteção por apenas um período sazonal e uma nova dose deve ser administrada anualmente em todas as pessoas para as quais o imunizante é indicado.
QUEM TOMOU A VACINA DA GRIPE PODE DOAR SANGUE?
Sim. De acordo com a Fundação Pró-Sangue, todas as pessoas que tomaram a vacina da gripe ou qualquer vacina composta por vírus ou bactéria mortos, toxóide ou recombinantes, como cólera, poliomielite, difteria, tétano, febre tifóide, meningite, coqueluche, pneumococo, estão aptas a doar sangue após 48 horas da aplicação.
Gostou das dicas, quer saber mais, click no link abaixo e fale com nossos especialistas: