O primeiro impacto concreto que a pandemia COVID-19 trouxe para a nossa vida foi a mudança de ROTINA. De acordo com o contexto de cada um o impacto foi sentido de uma forma distinta e, desde então, experimentamos um viver diferente para nós e nossa família.
O isolamento social propicia o aparecimento de novos hábitos e a formação de uma nova rotina. Por isso é importante refletir: Como está a minha rotina diária? Ela é fonte promotora de saúde ou de adoecimento? Vamos dividir áreas importantes das nossas vidas, para avaliar como estamos cuidando da nossa saúde:
Qualidade do sono
Cada pessoa tem uma necessidade variável de sono de acordo com a sua idade e as predisposições pessoais. Em média, entende-se como ideal cerca de 8 horas por dia de sono. Algumas pessoas podem sentir-se bem com apenas 6 e outras podem necessitar de 10 horas/dia. Um recém-nascido dorme a maior parte do tempo; na adolescência essa necessidade volta a aumentar; após os 35 anos, o sono vai se tornando frágil e passa a exigir mais cuidados; os idosos podem ter necessidades aumentadas ou diminuídas de sono (4 horas, por ex).
Mas além da quantidade de horas, a qualidade também é importante. Um sono de boa qualidade é tranquilo, sem interrupções e sobressaltos. Existem diversos hábitos considerados importantes para uma boa higiene do sono:
- Procure adotar um horário regular para dormir e despertar
- Não permaneça por períodos longos na cama sem estar dormindo: vá para cama quando já estiver com sono e não fique na cama sem dormir mais de 15-20 minutos;
- Evite atividades físicas intensas próximo à hora de deitar;
- Evite o uso de produtos contendo álcool, tabaco ou cafeína, em especial por duas horas antes de deitar
- Não faça uso da cama para atividades como assistir televisão, ler, estudar ou comer. Nem para atividades mentais como planejar, relembrar, etc
- Busque uma cama e travesseiros confortáveis
- Para dormir, mantenha o quarto escuro ou com a menor iluminação possível e a temperatura agradável. Não permita que o quarto de dormir seja excessivamente iluminado, abafado, desordenado, quente ou frio.
- Se tiver o hábito de dormir de dia, não exceda 45 minutos
- Estabeleça comportamentos habituais logo antes de dormir, como escovar os dentes, ler em um sofá ou preparar a roupa do dia seguinte.
- Evite refeições pesadas, excessivamente picantes ou adocicadas antes de dormir. Evite ir para a cama com fome. Cultive o hábito de tomar um pouco de leite ou um chá relaxante.
Alimentação
- Mantenha o hábito de alimentos saudáveis, evite processados e industrializados
- Tenha horário e rotina alimentar, coma devagar, saboreando e mastigando bem os alimentos
- Ingira no mínimo, 2 litros de água por dia – preferencialmente de manhã e à tarde. Evite bebidas no período da noite, em especial as ricas em cafeína.
Exposição a luz do sol
Ficar dentro de casa sem receber a luz do sol, aumenta o índice de depressão, pode causar problemas psicológicos e mudanças de humor
- Mantenha as cortinas abertas e o ambiente ventilado durante o dia.
- Tente passar pelo menos 30 min por dia ao ar livre
Gerenciamento do extresse
- Passe mais tempo com as pessoas com quem vive e mantenha contato com sua família e amigos distantes.
- Mantenha sua mente ocupada com pensamentos positivos, leia alguns livros, crie novas listas de músicas, jogue alguns jogos de tabuleiro, faça quebra-cabeças e use sua criatividade. Evite muita TV e notícias deprimentes
Claro que não existe uma formula de bolo perfeito para sua qualidade de vida, mas busque se auto conhecer e cuidar das suas necessidades. Para isso um nutricionista e um psicologo podem te auxiliar, click no link abaixo: