Mitos e verdades dos açucares nas frutas

Mitos e verdades dos açucares nas frutas

Falar de açúcar é algo sempre polêmico. Enquanto muitos o consideram como um verdadeiro vilão da alimentação, outros não abrem mão dele para adoçar a vida. Há o cristal, refinado, mascavo, de coco, a frutose, demerara. São muitas variações e, todas elas, estão cercadas de mitos e verdades.

Sim as frutas possuem açucares também a frutosa, o que é?

Está presente nas frutas que as deixam tão saborosas e nos gera muito mais energia na vida. Contudo, mesmo sendo natural, é necessário saber como introduzi-la em nossa alimentação.

É por causa da frutose, um açúcar natural que deixa qualquer frutinha mais saborosas e deliciosas de ingerir. A frutose faz parte do grupo dos carboidratos simples, responsáveis por nos oferecer energia para o corpo e para o cérebro.

“A frutose é um monossacarídeo predominante em várias frutas, por isso, seu nome é originário da palavra latina fructus, já que as frutas são uma importante fonte de frutose”, explicou a profissional, destacando como devemos introduzir o consumo desse açúcar em nossa alimentação.  

Para dietas com baixo teor calórico

O açúcar das frutas, é mais saudável que o açúcar industrializado, até porque, o segundo passa por procedimentos químicos que o empobrecem nutricionalmente. Apesar disso, a frutose deve ser consumida com moderação, pois em excesso, pode contribuir para o ganho de peso e subida da glicose no sangue, estimulando por sua vez um acréscimo na liberação da insulina, o que por sua vez pode resultar no aumento de gordura corporal e visceral além de elevar os níveis de triglicérideos em determinados pacientes .

7 Motivos que você não sabia sobre Frutas e Sucos

  • Frutose promove o armazenamento de gordura geral e, particularmente, gordura abdominal (“barriga de cerveja”).
  • Frutose é rapidamente metabolizada na forma de gordura, bem mais rápido e direto do que glicose.
  • Frutose desregula os mecanismo do corpo de controlar o apetite. Frutose não estimula a insulina corretamente, impedindo a atuação correta do hormônio ghrelin e não estimulando a leptina. Ghrelin e a leptina são peças-chave no controle da fome. Isso significa que a ingestão de frutose fará com que você coma mais e que também potencialize as suas chances de desenvolver insensibilidade à insulina.
  • Frutose promove o aumento do “mau” colesterol (LDL) e a diminuição do “bom” colesterol (HDL), elevando também os triglicerídeos, pressão sanguínea e elevando os níveis de açúcar no sangue, tudo que colabora para um quadro de síndrome metabólica.
  • Contribui para o desenvolvimento de Gota, por aumentar os níveis de ácido úrico no corpo. Em um estudo publicado em 2011, mulheres que bebiam 350ml ou mais de suco de laranja por dia, duplicaram o risco de desenvolver Gota. As mulheres que bebiam apenas 175 ml de suco por dia, aumentaram em 41% as chances de desenvolver a condição. Resultados similares foram observados em homens também.
  • Sucos, devido à retirada das fibras da fruta, são digeridos e absorvidos muito mais rapidamente do que as frutas ao natural, portanto, promovem muito mais o armazenamento de gordura e intensificam todas estas consequências da frutose. Sucos, principalmente, para quem quer queimar gordura, devem ser considerados com muita cautela.
  • Frutose tem sido considerada a “chave” para se ativar o armazenamento de gordura, sendo tema de um livro publicado bem recentemente: The Fat Switch do Dr. Richard Johnson que é médico a 25 anos e também pesquisador na Universidade do Colorado, nos EUA.

Importante: Considere que todos estes problemas acontecem quando a ingestão de frutose é excessiva!

Na Prática, O Que Fazer?

Inicialmente fale com um médico sempre, se objetivo é emagrecer e se você tiver que comer frutas enquanto o objetivo seja queimar gordura, então priorize frutas como morangos, amoras, pêssegos, ameixas, etc, pois elas têm menores concentrações de frutose.

Pra você ter uma idéia de quantidades, veja abaixo (lembrando da sugestão de se manter o consumo de frutose abaixo do 25 gramas/dia (ou 15 gramas/dia pra quem quer emagrecer):

Fruta -> gramas de frutose

Banana média -> 7.1g
Pera média -> 11.8g
Maçã média -> 9.5g
Laranja média -> 6.1g
Nectarina média -> 5.4g
Papaya, metade -> 6.3g
Manga, metade -> 16.2g

Gostou? vamos falar com a nutri para entender mais sobre o assunto, Click no botão abaixo:

contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *