O urologista é conhecido por ser o médico responsável pela saúde do homem, mas você sabia que ele é muito mais do que isso? Hoje abordaremos a importância de outra área na saúde de todas as pessoas.
Não é apenas para homem?
O Urologista é o encarregado de cuidar de todo o aparelho urinário, atendendo também mulheres e crianças. As mulheres costumam ter uma incidência bem superior aos homens quando nos referimos à infecção urinária e cistite. A enurese noturna, popularmente conhecida como “xixi na cama”, que é considerada uma patologia, atinge as crianças. Outras condições como a fimose, tumor de Wilms e criptorquidia (a falta de um dos testículos) são da alçada do Urologista.
Com certeza os homens são os que mais precisam desse especialista. Doenças como câncer de próstata (bem como sua hiperplasia benigna); câncer no pênis e testículos; tumores renais, de vesícula e bexiga; disfunção erétil; ejaculação precoce; DST’s em geral e outras estão na alcunha do médico urologista. Compete a ele também ajudar o homem a compreender suas fisiologias. Dessa forma ele tira inseguranças e aliviar preocupações que muitas vezes estão apenas no campo psicológico.
Doenças que podem ser prevenidas ou detectadas:
Câncer de Próstata
É um dos cânceres que mais atinge os homens no mundo. Para o tratamento, quanto mais cedo iniciar, maior a chance de cura. O toque retal é o exame indicado e deve ser feito prioritariamente nos homens depois dos 40 anos. Essa é a forma mais simples de se detectar o câncer de próstata, que se descoberto no início, tem as chances de cura aumentadas em 100%.
Disfunção Erétil
A disfunção erétilconsiste na incapacidade de manter uma ereção do pênis por tempo suficiente para a prática de uma relação sexual. O paciente deve procurar por um urologista para o tratamento da disfunção para descobrir a causa, que pode ser desde problemas psicológicos e orgânicos e em alguns casos a combinação dos dois. Assim, o tratamento urológico vai direcionar o paciente para o tratamento mais adequado.
Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP)
Essa doença consiste no crescimento benigno da glândula que ao crescer pressiona o canal uretral, causando dificuldades nas micções. Em alguns casos mais graves, o problema impede o transporte de urina até a bexiga. A HBP atinge mais os homens após os 40 anos de idade. Embora não tenha ligação com o Câncer de Próstata, pode ocorrer ao mesmo tempo.
DESMISTIFICANDO OS EXAMES
O exame de toque deve ser associado a outros exames laboratoriais, como o hemograma, glicemia, creatinina, PSA total e parcial e exames de imagem. Juntos, a eficiência no combate de doenças é muito mais efetivo.
O Novembro Azul foi criando para conscientizar e abrir os olhos da população masculina para os cuidados em relação ao câncer de próstata.
Mas você não precisa e nem pode esperar até novembro para se cuidar, entre em contato com nosso especialista através do link abaixo: