Mitos e verdades sobre low carb

Mitos e verdades sobre low carb

Nos últimos anos essa dieta ficou conhecida pelos resultados incríveis que são divulgados nas mídias sociais, os famosos “antes e depois”. Mas a Low carb tem muitas controvérsias e dúvidas.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam a low carb não exclui o carboidrato, na verdade ela basicamente reduz o consumo do mesmo, a ponto de aumentar a queima de gordura do corpo para obter energia, como o próprio nome diz: LOW = BAIXO. Assim, para provocar esse efeito no organismo, recomenda-se a ingestão de 5% a 10% das calorias diárias em carboidratos – de 50 g a 100 g gramas – e, em vez disso, a ingestão moderada de proteína e gordura.

Como funciona?

Você já ouviu falar em comida de verdade? Esse termo ganhou força com a low carb, pois ela evita refinados e prioriza carboidratos saudáveis.

Para se ter uma ideia, a orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato. Porém, nos métodos low carb, o macronutriente pode compor entre 45% a 5% do que é consumido diariamente.

O organismo reage da seguinte forma: Quando consumimos alimentos ricos em carboidratos, ocorre o aumento da glicose e da insulina basal, que pode levar a uma reserva robusta do nutriente e, consequentemente, ao aumento de gordura corporal. Sendo assim, ao consumir menos carboidrato, a produção de insulina diminui, levando ao emagrecimento.

Tempo da dieta e restrições da dieta.

Por conta da restrição de carboidrato, a dieta pode durar de três semanas ou até seis meses, ou ainda virar uma rotina alimentar. Para isso é essencial o acompanhamento de um nutricionista que faça exames com frequência e te acompanhe para avaliar sua saúde.

Como o organismo estava acostumado a uma alta ingestão de energia dos carboidratos, algumas pessoas podem passar mal no início da dieta, então o recomendando antes de iniciar é ir reduzindo aos poucos, sempre com o acompanhamento de um especialista.

As frutas são vilãs?

Embora pareça uma ideia saudável, algumas frutas são notoriamente vilãs dessa dieta por apresentarem altos índices de carboidratos. Ou seja, uma maçã média, por exemplo, tem de 20 a 25 gramas de carboidratos – que para muitos pode ser a dose recomendada para o dia inteiro. 

Assim, para não cair nessa pegadinha e comprometer o emagrecimento, listamos cinco frutas com pouca quantidade de carboidratos que podem ser degustadas por quem segue uma alimentação low carb:

  1. Abacate
  2. Amora
  3. Coco
  4. Limão
  5. Morango

O que não é permitido na dieta Low Carb?

  1. Leite desnatado, O ponto fraco é que não tem gordura.
  2. Doces, têm açúcar para dar e vender.
  3. Massas, aposente o macarrão, lasanha, nhoque…
  4. Industrializados, não são considerados comida de verdade.
  5. Milho, em qualquer receita, ele está vetado.
  6. Pães, é o símbolo máximo do carboidrato.
  7. Sucos de frutas, tem que evitar os naturais e o néctar.
  8. Tapioca, é bastante similar ao pão.
  9. Refrigerante, um verdadeiro poço de açúcar.
  10. Frutas com alto índice glicêmico, Banana, melancia, manga, uva e abacaxi são exemplos.
  11. Arroz, nem o branco nem o integral devem entrar no prato.
  12. Batata-inglesa, tem menos fibras que os outros tubérculos.

Principais benefícios:

Emagrecimento rápido- Segundo estudos nacionais e internacionais a dieta low carb é mais eficaz para perda de peso. Assim, razão é que devido a diminuição de carboidratos, que são fonte de combustível primário, o corpo entra em estado de cetose e recorre ao estoque de gordura para manter seu funcionamento adequado. Por isso, a perda de peso é mais perceptível em menos tempo. 

Diminuição da retenção de líquidos: o peso eliminado com a dieta envolve também líquidos, reduzindo o desconforto do inchaço causado por esse acúmulo. 

Sensação maior de saciedade: se for bem planejada a ingestão de outros macronutrientes – proteínas e gorduras – a dieta é capaz de diminuir a fome inesperada, porque não há muita variação nos níveis de insulina.

Opções de refeições

Você deve estar se perguntando? Mas o que eu posso comer? Pode parecer que a restrição seja grande, mas muita coisa está liberada, você quer conhecer dietas possíveis para essa dieta? Click no link abaixo e peça a sua sugestão de dieta.

contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *