A saúde das crianças com certeza preocupa muito os pais, pois é difícil saber e identificar os sintomas dos pequenos que ainda não se comunicam e por isso é de extrema importância estar sempre atento as características do bebê e ter o acompanhamento do pediatra no primeiro ano de vida.
Levar a criança ao pediatra a frequência correta no primeiro ano de vida, pode assegurar um melhor desenvolvimento e prevenir e adiantar alguns tratamentos que se farão necessários ou não.
Após o parto, o pediatra irá acompanhar o ganho de peso, crescimento e o desenvolvimento correto da criança, porém quando passa esses dois ou três primeiros meses, os pais só retornam ao médico quando o bebê tem algum sintoma, isso não é o correto. Embora isso seja comum, a falha dessa prática é que ela foca num problema que poderia ter sido evitado caso as visitas ao consultório tivessem sido respeitadas.
Mas qual a rotina ideal para visitar o pediatra?
No primeiro mês de vida, o ideal é que seja mensalmente, no segundo ano o indicado é a cada três meses e de três a sete anos semestralmente já é o ideal. Após isso, uma vez ao ano para fazer checkup médico.
Se isso pode parecer um exagero, é importante ressaltar que cada vez mais surgem casos de crianças diagnosticadas tardiamente com enfermidades que poderiam ser prevenidas ou tratadas a tempo caso houvesse um acompanhamento regular.
“Diabetes, doenças de tireoide, doenças endócrinas e a Doença Renal Crônica (DRC) e problemas de vistas são algumas das consequências de não colocar as consultas em dia, além dos problemas de obesidade, crescimento e desenvolvimento motor e mental”, alerta o especialista. Algumas enfermidades podem ser resultado de alimentação, genética ou afins, por isso é importante a rotina médica.
Exames
Além dos exames realizados logo após o nascimento, que fazem parte da triagem neonatal, outros exames devem ser realizados ao longo do desenvolvimento do bebê e de acordo com as necessidades dele, para detectar qualquer anormalidade. E durantes as visitas ao pediatra você já se planeje junto ao especialista, para os próximos exames, que venham a ser necessários.
Vacinas
As vacinas, são um ponto de extrema importância para o desenvolvimento dos pequenos,embora ao longo das décadas algumas doenças tenham sido erradicadas, como a varíola e a poliomielite, nos últimos anos muitas famílias estão deixando de vacinar suas crianças por medos infundados e incentivados por crendices populares. Isso é perigoso e irresponsável – lembre-se de que você faz as escolhas que vão garantir ou não a saúde do seu filho.
É também importante que você siga corretamente a idade correta e prazo das vacinas, para que o dia a dia não o faça esquecer, já se programe com o pediatra do seu filho.
Se você está com dúvidas ou precisa fazer o check-up dos seus filhos, conte conosco, pois temos os melhores especialistas parra cuidar do seu bem mais precioso e por motivos de controle da pandemia do novo Coronavírus, as consultas podem também ser por telechamada (fale com nossa secretária e confirme essa possibilidade, dependendo do caso de cada paciente).