Não é de hoje que sabemos que os homens não cuidam da saúde, quando comparados com as mulheres, principalmente para check-up ou exames preventivos. Em média os homens vão ao médico apenas nas emergências e não para prevenir e monitorar alguma doença que eventualmente ele venha a ter.
E muitos homens não sabem, mas assim como as mulheres eles devem fazer exames rotineiros a fim de monitorar a sua saúde. Pesquisas mostram que homens são mais ativos que as mulheres (quando falamos de atividade física), mas se alimentam pior que as mulheres, o que pode auxiliar a desenvolver algumas doenças bem comuns entre o sexo masculino, diabetes, colesterol e hipertensão e outros problemas cardíacos e obesidade que pode acarretar infinitas outros problemas, inclusive psicológico.
Alguns exames podem prevenir ou melhorar o tratamento de várias doenças como:
- Anemias
- Diversos tipos de câncer
- Diabetes
- Colesterol
- Problemas no fígado, incluindo hepatite, cirrose
- Infecção urinária e cálculo renal
- Hipotireoidismo e hipertireoidismo
- Hepatite B e C, citomegalovirose, sífilis e HIV
- Problemas cardíacos, entupimento das artérias, problemas nas válvulas
Consequências da falta de exames
De acordo com o coordenador de saúde do homem do Ministério da Saúde, Francisco Norberto, os exames preventivos podem salvar vidas. “É um risco. Em geral, eles chegam à unidade com problemas de média e alta complexidade, ou seja, quando a doença já está instalada. Por isso, às vezes, o estágio da doença já está avançado e, mesmo com protocolo clínico, há pouca resolutividade”, alerta Norberto.
“Quando há o cuidado, isso vai ajudar na manutenção da qualidade de vida”, acrescentou. Por isso, os exames de check-up devem ser realizados desde a juventude para detectar problemas e os exames podem ser diferentes de acordo com a idade.
E quais os exames que podem ser feitos de forma preventiva?
1- Exames de próstata
É comum que haja certo receio — e até mesmo preconceito — entre os homens para realizar o exame de próstata, mas isso não deve ser um empecilho.
Afinal, se descoberto no início, o câncer de próstata tem alto índice de cura com o tratamento.
Recomenda-se que todos os homens com idade acima de 45 anos façam esse exame anualmente pelo médico urologista. Vale lembrar que, mesmo com o avanço da medicina, o toque retal é necessário, porém pode-se iniciar com o exame de PSA, que é uma simples coleta de sangue.
2- Colonoscopia
O câncer no reto ou no intestino grosso, assim como outras doenças benignas do intestino, é muito comum em homens, principalmente naqueles com mais de 50 anos. Para detectar — e tratar — esse problema o mais breve possível, recomenda-se fazer rotineiramente um exame de colonoscopia.
Nesse exame, um tubo óptico é introduzido no reto e é feita uma análise minuciosa da mucosa intestinal, procurando por feridas e outros sinais que possam diagnosticar alguma irregularidade.
Pessoas que possuem ou tiveram parentes de primeiro grau (irmãos, pai, mãe ou filhos) que foram diagnosticados de câncer de intestino antes dos 50 anos de idade, procure auxilio medico para verificar a necessidade de realização desse exame como prevenção antecipada dessas doenças.
3- Exames cardiovasculares
É comum que alguns homens, após atingirem uma certa idade, tenham disfunção erétil e hipertensão. Isso ocorre, geralmente, quando há problemas cardiovasculares no organismo.
Para diagnosticar esses problemas, recomenda-se que sejam feitos exames como ecocardiograma, aferição da pressão arterial, testes ergométricos, eletrocardiograma entre outros.
4- Detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis
Vale lembrar que muitas DSTs como a AIDS podem permanecer por mais de 10 anos sem manifestar nenhum tipo de sintoma no organismo, fazendo com que a pessoa não perceba que contraiu a doença.
Assim como algumas DSTs, a hepatite C pode permanecer por longos anos no organismo sem haver qualquer sintoma da doença. Portanto, a realização dessa sorologia torna-se caba parte dos exames de rotina tanto do homem como da mulher.
5- Colesterol e diabetes
Os homens têm mais chances de adquirir o chamado colesterol ruim do que as mulheres? Portanto, para evitar as doenças cardiovasculares, esse índice deve ser medido e controlado.
Além do colesterol, o exame de diabetes pode ser realizado com a mesma coleta de sangue, verificando a quantidade de açúcar no sangue.
Percebe-se a importância de todos esses exames e como ele pode te auxiliar a cuidar e prevenir vários tipos de doenças, se o Coronavírus nós ensinou algo é que sua saúde deve estar sempre em dia, afinal ninguém quer estar no grupo de risco. Por isso a prioridade é sempre estar com a saúde em dia.