Exames preventivos femininos

Exames preventivos femininos

Quais os mais importantes para cuidar da sua saúde

Sabemos que a saúde feminina é um assunto altamente complexo e cheio de possíveis vertentes, a genética também é uma grande influenciadora para os possíveis problemas futuros, porém o seu estilo de vida também interfere muito nos resultados da sua saúde e os exames preventivos femininos devem ser seu maior aliado.

Vamos falar primeiro da interferência genética na saúde da mulher, sim ela existe principalmente em doenças cancerígenas ou diabetes, colesterol e outras por exemplo. É importante frisar que mesmo existindo relação genética para várias doenças, o seu estilo de vida interfere muito mais nos resultados com a sua saúde, como alimentação, pratica de esporte, tempo de sono, stress e etc. Entretanto vamos citar aqui possíveis doenças genéticas (ou que estão sendo estudadas a pré-disposição) e frequentes no sexo feminino:

  • Esclerose múltipla
  • Neoplasia da mama
  • Lúpus Eritematoso Sistêmico
  • Fibromialgia
  • Depressão
  • Doença Celíaca
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis nas mulheres

Exames para prevenção

Na área da saúde PREVENIR é a palavra que você precisa usar diariamente, quando agimos em prevenção e não na emergência o tempo de tratamento é menor, o resultado é mais efetivo, o custo com medicamento e/ou clínica e exames é mais planejado. Por isso não apenas para a mulher, mas também para todo ser humano, exames preventivos devem ser realizados frequentemente (nesse momento vale levar em conta sua idade e históricos de saúde, consulte seu médico), vamos lembrar dos exames de rotina que você mulher deve se atentar:

1- Papanicolau – prevenção de câncer de colo de útero

Esse com certeza é o exame mais conhecido entre as mulheres, normalmente recomendado ao menos uma vez ao ano, o exame citopatológico realizado para detectar alterações nas células do colo do útero, é ele a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico câncer do colo do útero bem no início, antes que a mulher tenha sintomas, reduzindo a mortalidade pela doença.

Quando começam as coletas do exame papanicolau?

O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade ou para as mulheres que já tiveram atividade sexual. Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos. Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais.

2- Rastreamento do Câncer de Mama

Mais comum entre as mulheres, a maioria dos casos de câncer de mama tem sido diagnosticados já em estágios avançados. No Brasil, as taxas de mortalidade pela enfermidade continuam elevadas, exigindo cada vez mais atenção à necessidade do diagnóstico precoce, que, aliado ao tratamento, possibilita melhores resultados. A doença é causada pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno.

Idade para iniciar a mamografia:

• Mulheres de 40 a 49 anos: exame clínico das mamas anual e, se alterado, mamografia
• Mulheres de 50 a 69 anos: exame clínico das mamas anual e mamografia a cada dois anos
• Mulheres de 35 anos ou mais com risco elevado: exame clínico das mamas e mamografia anual

3- Densitometria Óssea

A osteoporose configura-se como preocupação relevante de saúde pública, devido à limitação funcional e consequente perda da capacidade laborativa e autoestima a que estão submetidos os seus portadores. A identificação precoce do diagnóstico é fundamental para a prevenção de fraturas e preservação da qualidade de vida das mulheres. O procedimento da quantificação da massa óssea nos indivíduos de risco constitui-se no método de eleição para o direcionamento e indicação de terapia adequada. Desta forma, a incorporação da densitometria óssea na prática médica é reconhecidamente o melhor método de avaliação precoce da osteoporose. O exame é indicado para mulheres com mais de 65 anos, com deficiência estrogênica com menos de 45 anos e na peri e pós-menopausa com fatores de risco.

Com certeza aprendemos que prevenir é melhor do remediar, aqui na Eai Dr. você têm toda assistência para monitorar a sua saúde. Conte conosco e click no link para tirar suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *