A SAÚDE DO CARDIOPATA EM RELAÇÃO AO CORONAVÍRUS
Todos já sabemos sobre as características do Covid-19, as formas de contagio e os sintomas. Mas antes vamos falar sobre os cardiopatas, o termo cardiopatia abrange todas as doenças que acometem o coração. Alguns dos tipos comuns de cardiopatia são os seguintes:
- Cardiopatia congênita – são os defeitos cardíacos presentes desde o nascimento. Nos casos mais graves costuma ser percebida logo que o bebê nasce; nos casos menos graves pode ser diagnosticada quando a pessoa já está na idade adulta.
- Doenças no miocárdio – são defeitos no músculo do coração. Em muitos casos, o órgão não consegue bombear o sangue adequadamente.
- Infecção no coração – são causadas quando bactérias, vírus, fungos ou parasitas alcançam o músculo cardíaco.
- Cardiopatia de válvulas – o coração tem quatro válvulas que abrem e fecham para permitir o fluxo de sangue no órgão. Uma variedade de fatores podem danificar as válvulas, causando a doença.
- Cardiopatia hipertensiva – é uma consequência da pressão arterial alta, que pode sobrecarregar o coração e os vasos sanguíneos e causar a doença.
- Cardiopatia isquêmica – causada pelo estreitamento das artérias do coração pela acumulação de gordura, o que leva à diminuição da oferta de sangue para o órgão. A doença pode gerar anginas (dor no peito) ou, nos casos agudos, infarto.
O que muito têm se falado em relação ao COVID-19 são as complicações para o grupo de risco e nele se encaixa os cardiopatas. Segundo dados do Colégio Americano de Cardiologia (ACC), em fevereiro de 2020, 40% dos hospitalizados com resultado positivo para essa infecção apresentavam alguma patologia cardiovascular ou cerebrovascular prévia. Além disso, 6,7% dos pacientes manifestaram arritmia e 7,2%, uma lesão no miocárdio.
De acordo com relatos, além de insuficiência respiratória, o desenvolvimento de insuficiência cardíaca contribuiu para a primeira morte registrada associada ao Covid-19. Já no Brasil, o primeiro caso confirmado, também no final de fevereiro, é de um homem de 61 anos, hipertenso e cardiopata.
Não estamos aqui parar criar alaridos para você que é cardiopata ou tem um familiar com essa ou até mesmo outras doenças cronicas. Mas sim para te ajudar a prevenir e se manter saudável durante o isolamento.
As dicas são as mesmas para todas as pessoas:
– evite aglomerações, apertos de mão, abraços e beijos
– faça a higiene constante das mãos, lavando com água e sabão
– use mascaras em ambientes coletivos
– use com frequência o uso de álcool em gel nas mãoes
-evite colocar as mãos no rosto, boca, nariz e boca
– mantenha seus medicamentos previamente prescrito por seu médico, se for necessário faça uma consulta de rotina (algumas especialidades estão autorizadas fazerem consultas via tele chamada)
– mantenha uma alimentação saudável e pouco gordurosa.
-tente se exercitar em casa ou em leve caminhadas para manter a função respiratória em bom funcionamento, porém não force um exercício que não esteja acostumando.
Quando devo procurar um médico
Quando apresentar sintomas de gripe, febre e cansaço, falta de ar e fadiga, no caso dos cardiopatas, se esse diagnóstico for precoce, o tratamento pode ajudar de forma que não desenvolvam a fase mais severa do coronavírus.
Nós da Eai Dr redobramos os cuidados para que mesmo em época de coronavírus, você consiga manter os cuidados com a sua saúde. Nossos médicos e equipe está segura e pronta para te auxiliar. Caso tenha alguma dúvida ou queira agendar uma consulte, click no link abaixo: