CORONAVÍRUS E A ANSIEDADE DURANTE O ISOLAMENTO

CORONAVÍRUS E A ANSIEDADE DURANTE O ISOLAMENTO

como preservar a saúde mental em tempos difíceis.

Vivemos em meio a uma crise mundial e isso não é novidade mais para ninguém, sobre a Covid-19. Em virtude da forma de contagio e a falta de conhecimento sobre as possíveis curas, medidas extremas foram tomadas em todo o mundo “manter o isolamento social” é a principal medida. Porém existem profissionais que estão na linha de frente nessa luta contra o coronavírus, são profissionais da saúde, áreas de sobrevivência como mercados, farmácias e postos de combustíveis e outros, que não estão em isolamento.

Já outras pessoas, se viram obrigadas a se isolarem e mudar totalmente a sua rotina.

No Brasil de uma semana atrás até a data de hoje, eventos e voos foram cancelados, escolas e empresas fechadas e com isso pessoas angustiadas em suas residências, sem saber como a economia irá reagir a essa pausa e como iremos superar essa pandemia.

A rotina do mundo foi alterada para que o vírus se espalhe em menor proporção e um turbilhão de sentimentos tomam conta da vida de todos, pois não sabemos como será esse futuro próximo.

Nesse momento, manter a mente equilibrada é essencial para conseguir lidar com os problemas que virão. De acordo com estudos científicos, a saúde mental significa a capacidade de equilibrar sentimentos, desejos, desafios, ambições, ideias do dia a dia do indivíduo, capacidade de encarar e aceitar a realidade da vida e ajustamento pessoal. Pois efeitos negativos podem impactar diretamente a saúde mental acarretando várias doenças e problemas sociais.

E como posso manter minha saúde mental?

  • Mantenha o foco em uma rotina, ela nos ajuda a ancorarmos em momentos de incertezas.
  • Acorde sempre no mesmo horário
  • Evite ficar de pijama o dia todo
  • Ao acordar troque de roupa e estabeleça horários
  • Reserve para você momentos de autocuidado (ouvir música, ler, meditas, brincar com jogos domésticos, etc)
  • Pratique atividades físicas em casa
  • Evite dar atenção a notícias sem procedências
  • Separe um momento para conversar com amigos e familiares – via cel.
  • Se tiver filhos elabore uma rotina para distraí-los

Lembre-se, o que tem acesso a nossa mente, tem impacto ao nosso coração e aí vai mais uma dica:

  • Plante um pensamento, colha uma ação
  • Plante uma ação e colha hábitos
  • Plante hábitos e colha um novo estilo de vida.

Diante dessas situações de calamidades, manter a mente ativa e com rotinas saudáveis ajudam a se fortalecer diante das dificuldades, que logo passarão e tudo voltará ao normal. Procure perceber seus sentimentos e se pergunte “porque estou sentido isso?” e responda “eu posso resolver? ” ou “esse problema não depende da minha ação?”.

Entretanto, se você tem dificuldades para responder essas questões sozinho, conte conosco, durante o isolamento nossos psicólogos do Eai DR. irão atender online. Click no ícone abaixo e saiba como agendar:

tire suas dúvidas aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *