Por que fazer exercício?
Não é necessário dizer o que todos já sabem: “A prática de exercício físico é essencial para manter a saúde em dia”. Entretanto o ser humano evoluiu e vieram novas necessidades básicas de sobrevivência, por isso, atualmente se tem a necessidade de manter a rotina de atividade física.
Há alguns séculos o corpo se movimentava muito mais, por conta dos trabalhos que a maioria das pessoas praticava na colheita, indústria, limpeza ou construção civil.
O que mudou?
As novas profissões são muito mais sedentárias e monótonas, por isso o corpo sofre essas consequências, dores na lombar, nas pernas, no pescoço, no pulso, no joelho e outras dores crônicas ou psicológicas.
A prática de exercício frequente, além de prevenir doenças, auxilia na liberação de hormônios como a endorfina, que traz o bem-estar, alivia as dores e relaxa o organismo. Há estudos que dizem que até pode curar doenças. É o hormônio do prazer.
Se você nunca começou algum tipo de exercício físico ou não mantém a frequência, acredite “você precisa definir um propósito! Vamos a lista:
1. DEFINA os motivos: “Por que eu preciso fazer exercícios?” E defina as respostas, por exemplo:
- Não quero gastar com medicamentos psicológicos;
- Quero emagrecer;
- Quero viver por mais anos com saúde
- Quero ter saúde na velhice
- Quero melhorar meu sono e aumentar minha produtividade
2. Como manter o foco?
Estabeleça pequenas metas, vamos supor que sua meta seja emagrecer, defina quantos quilos.
Por exemplo: 12kg.
Junto com um profissional de nutrição, crie pequenas metas:
4kg para até 10/04/2020
4kg para até 10/06/2020
4kg para até 10/10/2020
SIM DEFINA DATA E QUANTO EXATAMENTE QUER ELIMINAR.
3. SEJA REALISTA – Defina algo possível, dentro da sua rotina e das suas possibilidades.
Para facilitar, faça anotações periódicas dos seus tempos, número de repetições, dias livres para o treino, dificuldade dos exercícios e, até mesmo, de como você se sentiu durante o treino. Dessa forma, será mais fácil perceber a sua evolução e encontrar motivação para continuar se esforçando. Também anote a sua alimentação e como ficou seu humor naquele dia, se conhecer nesse início é essencial. Não crie metas mirabolantes que serão muito difíceis de serem alcançadas, um passo de cada vez.
4. Se conecte com pessoas que possuem o mesmo objetivo
Existem pessoas que também têm dificuldade em manter a frequência nos exercícios ou na dieta e por que não caminharem juntos? Ou compartilhar receitas?
5- Insista até que vire hábito
Segundo estudos, uma ação se torna hábito após 21 dias interruptos de frequência. Marque no seu calendário e comemore os dias que você não falhou.
6- Priorize a saúde e conte com profissionais
A prioridade sempre será a saúde, as consequências podem ser excelentes resultados! Encontre exercícios que se encaixe na sua rotina, caminhar, malhar em casa, ir na academia ou um novo esporte, mas sempre consulte um especialista e esteja com os exames em dia.
Gostou das dicas? Aqui na Eai Dr, temos nutricionistas e outras especialistas importantes para iniciar uma nova fase em busca da sua saúde. Tire suas dúvidas e agende uma consulta abaixo: