Tensão pré menstrual e suas características
Tensão pré-menstrual (TPM) é um distúrbio comum entre as mulheres durante a fase reprodutiva. Cerca de 90% das mulheres relatam ter um ou mais sintomas, que podem variar a cada ciclo menstrual, assim como a intensidade. Ela provoca alterações comportamentais, emocionais, cognitivas e físicas, comprometendo o relacionamento no ambiente familiar, social, escolar e profissional. Estas se manifestam principalmente na semana que precede a menstruação, desaparecendo alguns dias após o aparecimento do fluxo menstrual. Cerca de 5-10% das mulheres sofrem de Tensão pré-menstrual e 30-40% apresentam sintomas moderados.
SINTOMAS
Os sintomas mais comuns da TPM se dividem entre somáticos:
- irritabilidade
- alterações de humor
- comportamento depressivo
- impulsividade
- aumento de apetite
- desejo por doce
- confusão menta
E os sintomas Físicos:
- fadiga
- mastalgia
- edema abdominal
- lombalgia
- insonia
- aumento de peso temporário
- enxaqueca
- constipação intestinal
- diarreia
Tratamento
Há diversas estratégias de tratamento com o objetivo de amenizar ou eliminar os sintomas, um dos tratamentos, sendo este não medicamentoso, consiste em alterações comportamentais, repouso adequado, prática de atividades físicas, atividades relaxantes, terapia cognitiva e mudanças nos hábitos alimentares, as quais devem ser comumente utilizadas. O tratamento medicamentoso utiliza diuréticos, antidepressivos, ansiolíticos e supressores da ovulação, que devem ser usados somente em mulheres com sintomas persistentes ou que apresentem a síndrome disfórica pré-menstrual. Pesquisas demonstram que a deficiência de certos nutrientes dá sinais que ficam mais claros no período pré-menstrual. Assim, o equilíbrio nutricional é um dos pilares do tratamento.
DICAS DA NUTRI
- Aumentar a quantidade de alimentos ricos em magnésio como figo, aveia e beterraba, alcachofra, quiabo, abacate, banana especialmente nos dias que precedem e também durante a menstruação.
- Consumir bastante água para evitar a retenção de líquido e outros líquidos como, Consumir também outros líquidos como água de coco e chás de frutas, sem açúcar;.
- Dar preferência aos carboidratos não refinados (pães integrais, arroz integral, gérmen de trigo) .
- Evitar: açúcar, doces, geleia, mel. Ingerir no máximo uma vez por semana.
- Consumir diariamente alimentos fonte de ômega-3 como atum, salmão, sardinha, arenque, semente de linhaça, óleo de canola (com moderação e incluir batata doce, no almoço ou jantar.
- Consumir alimentos fonte de cálcio, leite sem lactose e derivados (iogurte naturais, queijo branco, coalhada, etc) no mínimo três vezes por dia.
- Ingerir, diariamente, uma porção pequena de oleaginosas: castanha-do-Pará, castanha-de-caju, nozes, amêndoas, macadâmia, avelã e pistache;
- Consumir alimentos fonte de fibras como frutas, verduras, cereais integrais, algas, leguminosas (feijão, grão-de-bico, soja, ervilha, lentilha, vagem
- Praticar atividades físicas (com orientação)
- Evitar condimentos (embutidos como salsicha, salada, presunto), enlatados e alimentos ricos em sódio como molho inglês e caldos de carne.
E agora, está mais preparada para encarar os sintomas da TPM?
A Eai Dr possui programas nutricionais específicos para o controle da TPM, trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios. Agende sua consulta com a nossa nutricionista:
Nutricionista /Jaqueline Mousinho Brandão /CRN³ 33041