A alimentação pode interferir no meu nível de ansiedade?
Muito tem se falado sobre a ansiedade, porém você sabe o que realmente é? E como melhorar esse estado de saúde mental, que pode trazer doenças crônicas?
A ansiedade é um estado emocional que a pessoa desenvolve através de alguma fatalidade de inquietação, como uma dificuldade financeira, o fim de um relacionamento, uma entrevista de emprego ou aguardando algum resultado de saúde.
O nosso corpo pode reagir quanto a esses sintomas psicológicos e ter dores de cabeça, ânsia de vômitos, dores abdominais, insônia, pouca disposição, tremores e falta ou aumento de apetite.
E queremos trazer uma relação muito importante para a ansiedade?
ALIMENTAÇÃO
As emoções negativas aumentam natural e substancialmente os níveis de glicose no organismo.
A glicose é um supressor natural do apetite que gera fome. Se alguma vez você, mesmo se sentido cheio, engoliu uma sobremesa, ou então devorou um pote de sorvete ou uma barra de chocolate num momento que estava triste, você teve um episódio de alimentação emocional. Que não é nada mais que usar a comida para se sentir melhor, ou para se acalmar em situações de estresse. Em outras palavras, usamos alimentos para compensar nossas emoções.
PERCEBA SUAS EMOÇÕES
Se auto conhecer será fundamental.
Por isso é importante se conhecer, perceber o que está sentindo, como reagiu a cada ocasião e a cada sentimento, descontar na comida, em alguém ou em si próprio não vai resolver seus problemas, nem a sua ansiedade.
COMO REAGIR?
Percebi que tenho ansiedade e agora?
Quando você perceber que está ansioso, pare por alguns instantes e perceba seu corpo, medite mesmo que rapidamente e se pergunte “o que eu posso fazer para solucionar? ” Ou se não tem solução “Como posso me cuidar para melhorar meus sentimentos?”.
ACOMPANHAMENTO
Em pessoas que têm quadro frequente de ansiedade, os especialistas recomendam:
- Conversar sobre seus sentimentos
- Melhorar e equilibrar a alimentação
- Cuidados com o sono
- Praticar uma atividade física
- Reduzir bebidas alcoólicas e vícios
- Estar com quem te faz bem, amigos e familiares, se distraia com um filme, livro ou uma área verde.
- Sempre que possível tenha acompanhamento médico, psicólogos e nutricionistas sempre irão ajudar a melhorar seu estado de saúde.
Ainda está com Dúvidas? Ou quer se livrar da ansiedade? Aqui na Eai Dr. Temos especialistas para te atender e ajudar a se livrar de vez da ansiedade.